O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta quinta-feira (23) que pretende manter a possibilidade de realizar ataques contra supostos traficantes de drogas sem depender de uma autorização formal de guerra do Congresso.
A declaração foi feita após Trump mencionar que seu governo poderá, em breve, intensificar ações contra integrantes de cartéis em países como a Venezuela, além de continuar atingindo embarcações suspeitas de tráfico em águas internacionais.
Trump afirmou que informará o Congresso antes de qualquer operação terrestre, mas garantiu que não espera resistência dos parlamentares.
“Vamos seguir em frente. Não vejo motivo para não ir ao Congresso”, disse o presidente. “Vamos explicar o que pretendemos fazer, e acredito que a maioria vai apoiar — com exceção dos radicais da esquerda.”
As operações letais recentes no Caribe e no Pacífico Leste levantaram preocupações entre congressistas, que questionam a falta de provas concretas apresentadas pelo governo para justificar que os alvos eram realmente narcoterroristas.