Parte de Santa Catarina está sob alerta laranja — nível de perigo — para acumulado de chuva até as 10h desta quarta-feira (29), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, que entrou em vigor às 18h desta terça (28), abrange as regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul catarinense.
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuvas de até 100 milímetros durante o período, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
O alerta emitido para Santa Catarina é o mesmo tipo de aviso que antecedeu, na semana passada, um episódio extremo em Salvador (BA). Na capital baiana, o volume de chuva chegou ao dobro da média histórica esperada para o mês, levando a Defesa Civil a acionar 13 das 14 sirenes de risco da cidade.
Na ocasião, o alerta “curioso” chamou atenção pela mudança brusca no clima: em outubro de 2024, Salvador havia registrado apenas 19,2 milímetros de chuva — 79% abaixo da média climatológica. Com as fortes chuvas de 2025, bairros como Cajazeiras, São Caetano, Castelo Branco e Suburbana precisaram de evacuação preventiva.
Em Santa Catarina, o cenário é de atenção. A semana será marcada por instabilidades causadas pela passagem de uma frente fria. Nesta terça-feira (28), o Litoral catarinense amanheceu com tempo fechado e chuva fraca, enquanto áreas do Extremo-Oeste e dos planaltos enfrentaram temporais localizados. À noite, a instabilidade deve avançar para o Litoral, intensificando a chuva.
Na quarta-feira (29), o tempo segue nublado em todo o Estado, com risco baixo a moderado de alagamentos e ventos que podem chegar a 70 km/h entre Florianópolis e o Litoral Norte. Já na quinta (30) e sexta-feira (31), a circulação marítima deve manter a chuva fraca e isolada no Litoral, enquanto o sol reaparece entre nuvens no Oeste.