As tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela cresceram após uma operação no mar do Caribe resultar na morte de três pessoas. Segundo informações oficiais, forças norte-americanas atingiram uma embarcação suspeita de tráfico de drogas, e logo depois, helicópteros do esquadrão “Night Stalkers” foram vistos sobrevoando a região.
O grupo, oficialmente conhecido como 160th Special Operations Aviation Regiment (Airborne), é uma unidade de elite do Exército dos EUA, especializada em operações noturnas e missões secretas. O esquadrão ganhou destaque mundial em 2011, por transportar as forças especiais responsáveis pela morte de Osama bin Laden no Paquistão.
Nos últimos dias, o The Washington Post relatou que aeronaves dos Night Stalkers estão realizando “treinamentos preparatórios” próximos à costa venezuelana, enquanto o governo de Donald Trump intensifica a presença militar na região, sob o pretexto de combater o narcotráfico.
A movimentação aumenta o clima de tensão entre Washington e Caracas, especialmente após o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, comparar cartéis latino-americanos a “grupos terroristas islâmicos”.